7 found
Order:
See also
Gustavo Hessmann Dalaqua
Universidade de Pernambuco
  1. O que é opressão?Gustavo Hessmann Dalaqua - 2020 - In Janaina Abreu & Paulo Roberto Padilha (eds.), Aprenda a dizer a sua palavra. São Paulo: Instituto Paulo Freire. pp. 81-88.
    Trata-se de elaborar um conceito de opressão mediante engajamento crítico com a filosofia de Paulo Freire e explorar quatro aspectos da opressão: 1) hierarquização social; 2) injustiça epistêmica; 3) injustiça estética; 4) sujeição a um poder arbitrário.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Democracia e representação: Rousseau vs. Stuart Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2022 - In Carolina Biernat & Nahuel Vassallo (eds.), Historia Contemporánea. Problemas, debates y perspectivas. Editorial de la Universidad Nacional del Sur. pp. 1391-1411.
    Trata-se de relacionar as duas posições concorrentes que pautaram o debate sobre representação e democracia na filosofia moderna. Em um primeiro momento, reconstruiremos a crítica à representação, feita por Jean-Jacques Rousseau, no Contrato social (1762). A incompatibilidade entre democracia e representação postulada neste livro apoia-se nos seguintes pressupostos: 1) a soberania consiste unicamente na vontade; 2) a representação é uma forma de delegação. Em um segundo momento, investigaremos a defesa da democracia representativa, feita por John Stuart Mill, em Considerações sobre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Mill entre Aristóteles e Bentham.Martha C. Nussbaum & Gustavo Hessmann Dalaqua - 2012 - Fundamento 4:187-200.
    Tradução do artigo "Mill between Aristotle and Bentham".
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Democracia como compromisso: uma alternativa à oposição entre democracia epistêmica e democracia agonística.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2020 - In Marta Nunes da Costa (ed.), Representação: variações de um conceito. São Paulo: Liber Ars. pp. 101-120.
    Relativamente difundida na teoria democrática contemporânea, a dicotomia entre democracia epistêmica e democracia agonística é endossada por autores como Luis Felipe Miguel, Chantal Mouffe e Nadia Urbinati. De acordo com eles, a ideia de que a deliberação democrática possa funcionar como uma troca de argumentos racionais que visa à verdade é incompatível com o reconhecimento do conflito como um componente basilar da política. Tudo se passa, pois, como se a abordagem epistêmica estivesse fadada a obliterar a dimensão agonística da política. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  76
    Sobre justiça: lições de Platão, Rawls e Ishiguro.Nancy Fraser & Gustavo Hessmann Dalaqua - 2014 - Revista Brasileira de Ciência Política 15:265-277.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault.Judith Butler & Gustavo Hessmann Dalaqua - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:159-179.
    Tradução do artigo "What is Critique? An Essay on Foucault's Virtue.".
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O desenvolvimento do eu: ética, política e justiça em John Stuart Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2018 - Curitiba: Ed. UFPR.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark